domingo, 29 de setembro de 2013

SOCIALIZANDO...


E-mail enviado aos artesãos de Pernambuco ref. II CONTRARPE

Prezados

Colegas, estamos trabalhando pela realização do II CONTRARPE.
Graças a Deus tudo está dando certo, mesmo sem dinheiro repassado pelo poder público, a exemplo da primeira edição. Em particular, falo pela FACARPE, nós sempre realizamos os eventos de mobilização sem financiamento público, por isso conseguimos alcançar nossos objetivos.
Neste evento, conseguimos reunir as entidades representativas da categoria do Estado e unidos estamos concluindo a organização, onde brindaremos o dever comprido no dia 03/10, com a participação dos artesãos das regiões do estado.

PEDIMOS A TODOS QUE NESTES DIAS QUE ANTECEDEM O EVENTO, UNAMOS NOSSAS FORÇAS PARA CONVOCAR O MÁXIMO DE ARTESÃOS DE PERNAMBUCO PARA ESTE DIA EM ESPECIAL. QUEM CRUZOU OS BRAÇOS E NÃO ACREDITOU, VAI PERDER OS TRILHOS DA LUTA.

Quero aqui registrar um esforço da colega e companheira de luta VANÍ MARISS (representante do Nordeste no Colegiado de Artesanato do CNPC), que mesmo sem ter a data anteriormente (quando foi marcada o II Contrarpe) a confirmação da data da reunião do Colegiado do CNPC/MINC, em são Paulo (de 01 a 03/10/13), que coincide o dia 03/10, que será o último dia lá, ela avaliou que neste dia o colegiado só será o encerramento, até ao meio dia. Vaní colocou o II CONTRARPE como prioridade, a mesma colocou sua passagem para retornar a PE no dia 02 a noite, para não perder este momento político de construção da categoria. Este exemplo de compromisso enobrece a luta e mostra que a união dos quem acredita na verdade e trabalham com amor e dedicação à causa, sem preço pela categoria, é o marco e pioneirismo nato de nós pernambucanos.
Os artesãos precisam tomar por exemplo, este esforço da Vaní para estar aqui entre nós. Por essa e outras, nós precisamos convidar a todos artesãos que sairão delegados e os demais que serão referendados no dia 03 de outubro, no II CONTRARPE.

OS ARTESÃOS DE PERNAMBUCO ESCREVERAM POR MUITOS ANOS O PIONEIRISMO NA LUTA PELA A REGULAMENTAÇÃO E POR POLÍTICAS PÚBLICAS. Hoje continuamos firmes e fortes, com e sem dinheiro, porém com o único intuito, fortalecer a categoria e mostrar unidade.

Quem não acredita e espera que tudo dê errado, vai ficar fora desse novo momento da história. A história ela  não para, é uma continuidade, e os fatos por mais que tragam semelhanças e lembranças, estarão incorporando novas tendências e ações.

INVOQUEMOS AS FORÇAS SUPERIORES DIVINA, CONTRA TODOS E TODAS TORCIDAS CONTRÁRIAS,  TRILHANDO POR ESTE CAMINHO QUE SÓ NOS FAZ A CADA MOMENTO APRENDIZES.

VIVA AOS ARTESÃOS DE PERNAMBUCO, VIVA AOS GUERREIROS DE LUTA, AVANTE, A VITÓRIA É NOSSA!

QUERO SALIENTAR AQUI, O MEU PAPEL A PARTIR DE AGORA A FRENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARTESÃOS DO BRASIL; IREMOS TRATAR DE AÇÕES INOVADORAS E PARTICIPATIVAS COM A CATEGORIA.
A PROVA DESSA NOVA CARA DA CNARTS, É QUE EM JULHO, QUANDO FUI ELEITA, JÁ PROVIDENCIAMOS UM BLOG, PARA CONTATO DIRETO COM A CATEGORIA > (WWW.CNARTS2.BLOGSPOT.COM).

QUEM PUDER, ENVIE MENSAGEM ATRAVÉS DE EMAILs E TORPEDOS PARA OS COLEGAS. CONTRIBUA COM O EVENTO, DIVULGUE!

VAMOS AVANÇAR COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, E MAIS UMA VEZ, RATIFICAR A PRESENÇA FIRME DOS PERNAMBUCANOS NA LUTA!

ABRAÇO A TODOS, ATÉ DIA 03/10, LÁ NO AUDITÓRIO DO CENTRO DE ARTESANATO NO MARCO ZERO DO RECIFE.

ISABEL GONÇALVES BEZERRA

97115696(tim) 81269390(vivo)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ENCONTRO DOS ARTESÃOS DO AGRESTE

Aconteceu quarta-feira, dia 18/09/2013, no auditório do Centro de Artesanato da Cidade de Bezerros- PE .
Este encontro foi uma preparação para o II CONTRARPE – Congresso dos Trabalhadores Artesãos de Pernambuco.
Estiveram presentes 26 artesãos das cidades de Bezerros, Gravatá e Bonito.
Participaram do Encontro como palestrantes: Isabel Gonçalves – Presidente da CNARTS, Malfisa Rocha – Presidente da FACARPE e Vaní Mariss – Vice-Presidente do SINDAREM.

Os artesãos e artesãs que participaram se mostraram entusiasmados com as conquistas da categoria, foram informados sobre o CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais, sobre o Colegiado setorial do Artesanato do CNPC -  MINC, sobre o PL 7755/2010, que está sendo apreciado e votado neste dia 18/09/13 pela Comissão de Cultura da Câmara Federal;  foram informados da importância do cadastramento dos artesãos no SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais; assim como, foram informados sobre a importância do município aderir ao SNC – Sistema Nacional de Cultura, desenvolvendo o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo) e a implementação de uma gestão compartilhada dos artesãos nos programas e ações governamentais, a nível Nacional, Estadual e Municipal e sobre a Secretaria Nacional do Artesanato.

Os Artesãos e Artesãs do Agreste, apresentaram proposta para discussão  no II CONTRARPE – Congresso dos Trabalhadores Artesãos de Pernambuco, referente à carteira do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro e cadastramento no SICAB, solicitaram mais informações sobre a renovação do cadastro e da carteira do PAB, como também,  falaram sobre as ações do PAPE – Programa do Artesanato de Pernambuco (indagaram, se ainda existe este programa?), reclamaram das atuais exigências para se cadastrar para vender com as maquinetas de cartões de crédito,  entre outros assuntos inerentes a classe.







REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ARTESÃO

Comissão de Cultura aprova Estatuto do Artesão



A Comissão de Cultura aprovou por unanimidade o relatório da deputada Luciana Santos para o PL 7.755, de 2010, que regulamenta a profissão de artesão, estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento ao artesanato, institui a carteira profissional da categoria e autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal do Artesanato. Os parlamentares analisaram o parecer da deputada na reunião desta quarta-feira (18).

 “Ao conversar com os artesãos e suas representações a necessidade de oficializar a profissão ficou evidente. Essa é a alternativa para instituir políticas públicas de fomento, que ofereçam apoio, por exemplo, na forma de qualificação permanente; de apoio comercial, com a ampliação dos mercados existentes; e de linhas de crédito especiais para financiamento da produção artesanal”, explicou Luciana.

O tema é alvo de discussão no Congresso Nacional há alguns anos, ainda assim a deputada Luciana acredita que essa é apenas a primeira etapa de um processo que garanta o reconhecimento do artesão como profissional e as condições necessárias para que o artesanato seja reconhecido como atividade econômica forte e viável.

Representantes de entidades ligadas ao artesanato participaram da reunião e comemoraram o resultado. Todo o processo de construção do relatório foi baseado no diálogo, em parceria com as entidades de todo o país. Uma audiência pública durante a Fenearte — feira que reuniu cerca de 5 mil expositores em Pernambuco no último mês de julho — delimitou os temas prioritários e inseriu detalhes importantes no projeto.

“O artesanato brasileiro muito tem lutado pelo seu reconhecimento legal como atividade econômica. Artesãos de todo o País, há tempos, se empenham na defesa do direito de seu enquadramento profissional”, disse a deputada Luciana Santos.  “Contemplar as manifestações culturais brasileiras tão bem traduzidas pela riqueza da nossa arte popular, deve ser preocupação, não só das políticas culturais, mas do projeto de desenvolvimento social e de crescimento econômico deste País”.

De Brasília;
Ana Cristina Santos

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

II CONTRARPE


FICHA DE INSCRIÇÃO:


II CONTRARPE – Congresso dos Trabalhadores Artesãos de PE
Recife - PE
03 de outubro de 2013
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Dados Pessoais
Nome:
Data de Nascimento:
Sexo:  Masculino (    )    Feminino (    )
Tel. Residencial: (       )
Tel. Celular: (       )
CPF:
E-mail:
Instituição à qual é associado:

Endereço para Contato
Endereço:
Cidade:
Estado:
CEP:

 Inscrição gratuita
Endereço da Instituição à qual é filiado
Endereço:
Cidade:
Estado:
CEP:
Fone:
E-mail:

Para se inscrever siga as instruções abaixo.
1. Copie e cole este formulário numa página do word no seu computador
2. Preencha este Formulário de Inscrição
3. Envie este Formulário de Inscrição para: facarpefederacao@gmail.com
Contato FACARPE: (81) 3224-3881 / (81) 8673-1126 / (81) 9924-2591

PROGRAMAÇÃO II CONTRARPE


                        “Artesão
resistência cultural
em pró da Regulamentação
da Profissão”




03 de outubro de 2013

08:00 hs às 08:30 hs – Credenciamento

08:50 hs às 09:00 hs - Abertura Oficial do II Congresso dos Trabalhadores Artesãos de Pernambuco

09:10 hs às 09:30 hs –  Pres. FACARPE – Mafisa da Silva Rocha
                                   -  Coord. UNA-PE  - Nivaldo Jorge
                                   -  Pres. SINDARPE – Maria José Faustino
                                   -  Pres. SINDAREM – Vaní Mariss

Presidente da Mesa e Mediadoa: Isabel Gonçalves – Presidente da CNARTS

09:40 hs às 10:40 hs – Regulamentação da Profissão de Artesão – PL. 7755/2010
   - Palestrante: Dep. Fed. Luciana Santos
                        - Debate da Plenária

10:50 hs às 11:50 hs – Ações do PAPE e seus resultados para os Artesãos e o
Artesanato de PE.
  - Debate da Plenária
12:00 hs às 13:00 hs – Almoço
13:20 hs à 14:50 hs – Apresentação de propostas dos participantes para construção  de Políticas Públicas para os artesãos:
                                   - Apresentação de painéis e votação de moções.

14:40 hs às 16:10 hs – Homologação das Propostas aprovadas
                                               Mediador:

16:20 hs 16:40 hs – Apresentação da Estrutura do VI CONTRARTE

16:50 hs às 17:20 – Eleição dos Delegados para o VI CONTRARTE (Espírito Santo dias 18 e 19/11/2013)

17:30 hs Solenidade de Encerramento e entrega de Certificados